segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Paulista Absoluto partidas 3,4 e 5

Na minha primeira rodada dupla do torneio encarei no sábado a tarde de brancas o também blogueiro Felipe Silva (1532) de Carapicuiba. Estava indo pra minha terceira partida e ate o fim do torneio precisaria jogar contra mais um jogador com rating para enfim fechar o bloco e formar meu rating inicial.

Como o emparceiramento saiu na sexta a noite tive tempo de pesquisar sobre o pequeno grande jogador (Felipe tem 9 anos), mas para minha surpresa não achei nenhuma partida em que ele tenha jogado contra peão de dama. É jogar firme ir pra cima e pontuar acima de tudo.

A partida

Ate meu lance 5 seguiu a mesma sequencia da partida contra o Mateus Nakajo, a diferença foi que o Felipe jogou 5... d6. Ainda perdi um arremate interessante ao jogar o passivo 9. c3 (melhor talvez seria 9. d4) passei alguns lances esperando pra entender o plano do Felipe e fomos jogar na ala da Dama, trocamos as peças maiores e seguimos com par de Bispos e Cavalo. Ao colocar o Bispo em b2 defendia os peões de a3 e d4 e aqui eu acho que tenho empate. Ofereci empate que foi aceito. Agora estava com 1 em 3 contra jogadores FIDE. O melhor seria a vitoria, afinal meu rating performance seria o meu rating médio. Que venha a rodada de sábado a noite.

Janderson Cerqueira 0,5 x 0,5 Felipe Silva

5ª rodada, partida 4

A música acima é o tema da minha próxima partida. Todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite (eu estava esperando o churrasco de aniversario do Rafael e Flavia). Mas antes precisava vencer uma partida num sábado a noite, afinal a torcida cobrava por vitorias o aspecto psicológico já estava pesando depois de 4 rodadas, 1 derrota, 2 empates e 1 bye (por motivos pessoais). Enfrentei de pretas o jogador sem FIDE de Ribeirão Preto Peter de Oliveira. Era o jogador ideal na rodada ideial. Sem FIDE pude jogar mais tranqüilo quanto ao bloco, mas a obrigação do ponto e a vontade de ir pro churrasco estavam me matando rsrs.

Joguei a abertura de forma displicente e entreguei um peão no lance 11 e isso me abalou psicologicamente já que não estava com a cabeça totalmente na partida e na demora pela resposta do meu adversário em jogar, chegamos no lance 20 após 1h30 e ainda tinha muito sangue pra rolar nos tabuleiros, pois precisava recuperar o peão, ganhar a partida e claro... o churrasco de sábado a noite.

O que me deu a certeza do ponto foi que o Cavalo dele não jogou a partida toda preso na estrutura de peões em d2,c3 e a3. A Torre ficou “escrava” na defesa do Cavalo e com isso pude trabalhar o ponto já que tinha um Cavalo jogando muito, comendo peões e dando xeques perigos com tentativa de garfo no Rei e Torre. Meu adversário perdeu um arremate interessante entrando num final ganho. Chegamos ao lance com 40 após 2h40 (e o churrasco rolando e nada do ponto hehe) e 12 lances depois após mais de 3 horas de partida confirmei o ponto.

Churrasco tranqüilo, encontrei a diretoria PGA (Sergio, Rafael e Grazi) cheguei em casa por volta de 2h (sai cansado da partida e curti pouco o churrasco) pensei em preparar contra meu próximo adversário, escrever para o blog etc.

Peter de Oliveira 0 x 1 Janderson Cerqueira

6ª rodada, partida 5

Nada como jogar no amanhecer das 10 da madrugada. Joguei de brancas contra Arnor Serafim Junior (1947) que teve o privilegio de encarar na rodada 1 o GM Rafael Leitão. Após 2 boas partidas de brancas (contra Nakajo e Felipe) estava confiante para essa partida e joguei pra cima em busca do ponto, mas joguei tão pra cima que pendurei num sacrifício totalmente furado (até meu sobrinho que não joga xadrez saberia que o sacrifício era furado rsrs) no lance 11. Segunda derrota contra jogadores FIDE, bloco fechado agora é esperar a ultima e derradeira rodada da competição.

A frase que resume a minha partida foi dita pelo amigo Juca: “Você tem 4 horas de jogo, senta a bunda na cadeira e pensa.”

Janderson Cerqueira 0 x 1 Arnor Serafim Junior


7ª rodada.

Ultima rodada normalmente muitos jogadores tem que sair correndo de volta para as suas cidades, não é o meu caso. A grande questão era... enfrentar ou não um jogador com FIDE. Caso viesse um jogador FIDE iria lutar ate o fim pelo ponto e melhora no bloco (ate aqui 1 ponto em 4 partidas). Emparceiramento divulgado, vou enfrentas de pretas o tambem blogueiro (acho que já escrevi isso antes rsrs) Guilherme Cirilo, escreve no segundo blog de xadrez mais lido do Brasil, atrás apenas do blog do GM Krikor Mekhitarian

Links

Blog do Felipe

Blog do Cirilo e Salama

Blog do Krikor

Classificação final do Paulista Absoluto 2010

Minhas partidas em formato PGN

No ano passado fiz 5 partidas contra jogadores FIDE obtendo um rating performance de 1607. Nesse torneio fiz mais 5 partidas contra jogadores FIDE obtendo um rating performance de 1751. Fazendo aquela boa e velha continha de somar tudo e dividir por 2 agora tenho o fantástico, incrível e sensacional rating FIDE de 1679.

O que aprendi nesse torneio?

Escolhi mudar minha abertura, sai do peão de Rei para o peão de Dama, apesar do pouco tempo de estudo gostei do resultado tornando meu jogo mais solido, onde me sinto confortável ao longo da partida.

Ao sair da abertura preciso trabalhar melhor a concentração no meio jogo, na escolha de planos, ataques e defesas. Contra o Nakajo errei ao não jogar 14. g3, contra o Ofenheim faltou trabalhar melhor o ataque, aceitei o empate muito rápido, contra o Felipe faltou iniciativa no ataque, contra o Peter faltou atenção na abertura ao entregar um peão em 11. Dxe6+ alem de trocar peças onde poderia ficar em um diagrama complicado no final quando estava com vantagem posicional, contra o Arnor faltou calculo para consolidar o ataque.

Apesar de identificar erros em todas as partidas sai satisfeito do torneio afinal joguei minha melhor partida de igual para igual contra um jogador forte e na primeira rodada (Nakajo), nas minhas segunda e terceira partidas não cometi nenhum erro grave, contra o Peter consegui reverter o erro e lutar pelo ponto até o fim.

Ainda essa semana preparo um post falando um pouco mais do que foi o fim de semana de competição.

Até Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário